domingo, 4 de novembro de 2012

A prática pedagógica da Educação Física e suas implicações nas relações entre teoria e a prática.


 

         A Educação Física escolar é uma disciplina que integra o aluno na cultura corporal, desenvolvendo o movimento. Ela é muito importante para o aluno  porque desenvolve o esporte, dança e diversas culturas mantendo sempre o aluno envolvido em suas atividades além de desenvolver também a respiração.

É necessário que se trabalhe a teoria e a prática sempre juntas, mostrando como é a regra na teoria e depois executando-a na prática. Diferenciar etapas de alunos conforme a idade. Crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental devem praticar atividades físicas voltadas para ludicidade,  mas sempre com regras para ter o conhecimento das mesmas.          

          No ensino médio ou series fins, o aluno já teve a parte lúdica que foi trabalhada nos anos inicias e nessa etapa professores de educação física podem exigir mais do aluno, mas sempre respeitando as habilidades de cada um. Ser professor de Educação Física é cada dia um desafio maior.

De maneira geral, os professores de Educação Física se deparam com várias situações de dificuldades no desempenho do trabalho pedagógico. Essas dificuldades muitas vezes trazem certa frustração para o professor. Dentre elas podemos destacar que a grande dificuldade do professor de educação física é encontrar métodos adequados para o desenvolvimento de suas aulas, muitas vezes o ambiente onde as mesmas são realizadas não é muito favorável com determinados exercícios a serem propostos pelo educador. Improvisar materiais e métodos de ensino-aprendizagem para cada nível de ensino é sempre necessário, mas para isso o professor precisa ter uma grande bagagem teórica.

Acadêmica: Bianca Carolina Bonazza

Professor: Me: Luciane Sippert

Disciplina: Experiência Docente II

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