domingo, 4 de novembro de 2012

A importância da teoria e da prática na disciplina de Educação Física


 
           A relação entre teoria e prática é muito significativa para a execução de uma aula de Educação Física. A teoria oferecerá o fundamento da prática, devemos saber a teoria para aprendemos sobre o que estamos praticando e como surgiu essa prática. A importância da pratica na aula de educação física é indiscutível, pois por meio dela que o aluno irá aprender a fazer atividades físicas, jogando, caminhando e consequentemente melhorando a sua qualidade de vida.

A maioria dos professores de Educação Física não usa a parte teórica para os alunos por achar que não é necessário, mas é um fundamento que faz com que os alunos aprendam corretamente.

 A prática não é somente jogar a bola e sair de um lado para o outro, um exemplo disso é o futsal onde muitos aprendem a correr atrás da bola, com a parte teórica se aprende sobre os principais fundamentos teóricos de um jogo.         

Praticar o futsal é saber jogar sem a posse de bola quanto com a posse da mesma. Sem bola, o aluno se movimenta e busca espaços para si mesmo e para seus parceiros, tornando-se opções de passe e procurando oportunidades de finalização.

O desafio fundamental para o profissional da educação é analisar e compreender as teorias na sua própria prática e, originar condições para que diante das teorias, modifique seus pontos de vista, atitudes, posturas e atuação no exercício educacional.

 
Acadêmica de Educação Física Kelly Uhde  
Profª Msc. Luciane Sippert

Matéria: Experiência Docente II – FAISA Faculdades

Nenhum comentário:

Postar um comentário