Hoje
em dia a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar e a
tratam como se fosse menos importante do que Matemática, Português, entre
outras. Ela é uma disciplina que tem características próprias, tem uma vantagem
muito grande sobre as outras disciplinas, só o fato de permitir a forma como
será aplicada.
Em
algumas escolas, as aulas de Educação Física, se transformaram em verdadeiros
treinamentos, os alunos são cobrados para obter os melhores resultados em competições
internas e entre escolas, e o verdadeiro significado da Educação Física está
deixado de lado e os alunos acabam se tornando competidores.
Já
em outras instituições os professores de Educação Física, estão “acomodados”,
chegam em suas aulas e jogam a bola para os alunos jogarem e colocarem suas
energias para fora e acabam não explicando e ensinando o verdadeiro conteúdo, e
acaba se tornando uma rotina escolar e os alunos entram e saem das escolas sem
receber o ensino correto.
As
aulas
de Educação Física deveriam fazer os alunos passarem por experiências positivas,
sempre respeitando as diferenças de cada aluno, para que os mais aptos não
sejam privilegiados e os menos aptos não sejam desestimulados, as aulas tem que
ter um equilíbrio e fazer com que os alunos se sinta bem praticando aquela ou
outra atividade, devem sentir prazer no que está fazendo e ter consciência de
que a atividade proposta é para o seu bem e não por uma simples disciplina. O
professor de Educação Física tem essa habilidade para fazer a sua aula mais
divertida e assim pode ensinar todo o conteúdo previsto no plano pedagógico das
escolas, ele tem que ter muita cautela e paciência já que em muitos alunos não
levam jeito para a prática, mas o mais importante é que esse aluno aprenda o
verdadeiro sentido da Educação Física.
ACADÊMICA:
ANDRESSA CHARLINE SILVA DE QUEVEDODISCIPLINA: EXPERIÊNCIA DOCENTE II
PROFESSORA: LUCIANE SIPPERT
Nenhum comentário:
Postar um comentário