domingo, 4 de novembro de 2012

A Educação Física nas escolas


 

Hoje em dia a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar e a tratam como se fosse menos importante do que Matemática, Português, entre outras. Ela é uma disciplina que tem características próprias, tem uma vantagem muito grande sobre as outras disciplinas, só o fato de permitir a forma como será aplicada.                                                                            
Em algumas escolas, as aulas de Educação Física, se transformaram em verdadeiros treinamentos, os alunos são cobrados para obter os melhores resultados em competições internas e entre escolas, e o verdadeiro significado da Educação Física está deixado de lado e os alunos acabam se tornando competidores.                                                                                                                                
Já em outras instituições os professores de Educação Física, estão “acomodados”, chegam em suas aulas e jogam a bola para os alunos jogarem e colocarem suas energias para fora e acabam não explicando e ensinando o verdadeiro conteúdo, e acaba se tornando uma rotina escolar e os alunos entram e saem das escolas sem receber o ensino correto.                                                        
As aulas de Educação Física deveriam fazer os alunos passarem por experiências positivas, sempre respeitando as diferenças de cada aluno, para que os mais aptos não sejam privilegiados e os menos aptos não sejam desestimulados, as aulas tem que ter um equilíbrio e fazer com que os alunos se sinta bem praticando aquela ou outra atividade, devem sentir prazer no que está fazendo e ter consciência de que a atividade proposta é para o seu bem e não por uma simples disciplina. O professor de Educação Física tem essa habilidade para fazer a sua aula mais divertida e assim pode ensinar todo o conteúdo previsto no plano pedagógico das escolas, ele tem que ter muita cautela e paciência já que em muitos alunos não levam jeito para a prática, mas o mais importante é que esse aluno aprenda o verdadeiro sentido da Educação Física.
ACADÊMICA: ANDRESSA CHARLINE SILVA DE QUEVEDO
DISCIPLINA: EXPERIÊNCIA DOCENTE II
PROFESSORA: LUCIANE SIPPERT

Nenhum comentário:

Postar um comentário